quinta-feira, 18 de julho de 2024

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No âmbito da comemoração do “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, atividade prevista no Plano Anual de Atividades e com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a problemática das pessoas com deficiência no âmbito da aceitação, tolerância e solidariedade em relação à diferença, foram realizadas atividades diversificadas que pretenderam ser fomentadoras de uma Escola Inclusiva e que promoveram a articulação entre os diferentes níveis de ensino.

As atividades foram realizadas na Escola Básica e Secundária de Vila Flor, nas Escolas Básicas de 1º ciclo: Dr. Artur Pimentel - Vila Flor, Santa Comba da Vilariça e Samões em articulação com o Jardim de Infância de Samões.

Nas escolas do 1º ciclo e nos Jardins de Infância envolvidos, a atividade abrangeu todas as turmas. Sensibilizaram-se os alunos para a “Diferença” através da Visualização e audição da história “O Pequeno Trevo” e visualização e audição da canção de João Portugal “Somos Iguais, Diferentes”.




A escolha desta história prendeu-se com o facto de a mesma abordar o tema da diferença e da inclusão de forma acessível a todos.

A história foi exibida em vídeo e fez-se a exploração da mesma através do diálogo e de questões colocadas pelos alunos.

Foram explorados diferentes valores que os alunos foram descobrindo ao longo da história e registados no quadro, pelos mesmos.

Como momento lúdico foi projetado o vídeo com a música do João Portugal, que tocou o coração de todos os presentes, e como foi distribuída a letra, todos cantaram várias vezes e acompanharam a mesma com entusiasmo.

Foi ainda construído em cada escola um painel, com a participação de todos, alunos, docentes e não docentes, que foi colocado no hall das Escolas do 1º Ciclo e no polivalente da Escola Básica e Secundária de Vila Flor.

As atividades foram do agrado de toda a comunidade educativa, foi desenvolvido o trabalho colaborativo, a solidariedade, a criatividade, a partilha de afetos, e podemos dizer que fomentamos o espírito de uma “Escola de Todos e para Todos”.

Alguns registos fotográficos das atividades realizadas nas escolas envolvidas.















Sem comentários: